Início » Para Casa 🏡 » Estilos de Decoração – Quais os modelos e tendências para 2021

Estilos de Decoração – Quais os modelos e tendências para 2021

Se você está pensando em mudar a decoração de algum cômodo ou da sua casa inteira neste ano de 2021, é importante conhecer as principais tendências de estilo de decoração da atualidade.

Talvez não para guiar completamente a decoração que você irá fazer, mas ao menos que você se inspire e tenha algumas ideias de decoração.

Foi pensando justamente nisso que preparamos esta lista, com as principais tendências de estilo de decoração neste ano de 2021. Continue lendo e inspire-se!

Tendências de Estilo de Decoração 2021

Confira a seguir as principais tendências de estilo de coração para este ano de 2021.

Estilo minimalista

Esse estilo de decoração já é tendência há alguns anos e ainda segue firme e forte como um dos principais estilos quando o assunto é decoração de interiores.

Bastante moderno, o estilo minimalista aposta na simplicidade e, principalmente, na funcionalidade, evitando exageros e excessos, inclusive na quantidade de móveis e ornamentos, economize nos artesanatos e nos revestimentos da parede.

Estilo decoração minimalista 2021

As cores da decoração minimalista tendem a ser neutras, passando uma impressão de limpeza, principalmente visual.

decoração minimalista para o quarto Estilo decoração minimalista 2021

Geralmente, evita-se estampas ou cores fortes. Na verdade, evita-se elementos decorativos de maneira geral.

decoração minimalista para sala decoração minimalista para quarto de casal Estilo decoração minimalista 2021

Além disso, cada móvel é colocado com uma função. Caso ele não tenha nenhuma função, não há razão para ele fazer parte da decoração. Isso faz com que os cômodos tenham mais espaços livres. Por isso, se precisar de dicas confira nossas ideias para:

Estilo industrial

Outro estilo bastante popular, que vem ganhando muitos adeptos com o passar dos anos, é o estilo industrial.

Como o nome sugere, ele faz alusão às decorações do período industrial, valorizando bastante o uso do aço e da madeira. Pode ser uma ideia interessante para quem gosta de um lugar rústico e confortável, uma perfeita decoração para sala de estar. 

Estilo decoração industrial 2021

Outro elemento bastante utilizado é o tijolo, que frequentemente fica exposto, passando a impressão de algo inacabado.

Esse é um estilo indicado para quem gosta de maior rusticidade. Não simpatizantes com o estilo industrial podem achar a decoração “mal-acabada”, não percebendo a sofisticação por trás dela.

Além disso, as cores da decoração industrial tendem a ser mais terrosas, especialmente nas cores cinza, preto e marrom. Mas também pode ornar com as tendências de cores para 2021. 

decoração terrosa para o banheiro 2021

Tais cores podem ser evocadas pela tinta ou pelos próprios materiais, como o cimento ou a madeira.

Estilo escandinavo

Relativamente semelhante à decoração minimalista, a decoração escandinava também é tendência neste ano de 2021. O nome faz referência aos estilos de decoração de países nórdicos, tais como Suécia, Noruega, Dinamarca, Islândia e Finlândia.

Palavras-chave desse estilo de decoração são: simplicidade, minimalismo e funcionalidade.

A cor mais predominante nesse estilo de decoração é o branco, geralmente acompanhada do cinza e pode ser replicada até mesmo no quarto do bebê. 

Estilo decoração escandinava 2021 decoração clean para sala

Elementos orgânicos, tais como plantas e madeiras, também são bastante utilizados na decoração.

Estilo decoração escandinava 2021 decoração para quarto minimalista

Porém, há uma certa quebra da simplicidade e do minimalismo no formato dos móveis, que tendem a ser mais decorativos e artísticos.

Estilo boêmio

Um estilo já tradicional, mas ainda bastante popular, é o estilo boêmio de decoração. O nome faz referência à Boêmia, região histórica da Europa Central.

Alguns moradores dessa região levavam vidas desapegadas e contra as regras impostas pela sociedade da época, fazendo com que o termo “boêmio” logo fosse empregado para descrever pessoas que levam vidas hedonistas, alegres e livres.

O estilo boêmio faz bastante uso de móveis exóticos e antigos e cores vivas, variadas e igualmente exóticas.

Estilo decoração boêmio 2021 decoração boêmio de sala 2021

As cores mais comuns são o vermelho e o roxo. Há um tom de descontração, mas ao mesmo tempo de romantismo.

Almofadas, tapetes, mantas e miçangas são elementos comuns na decoração boêmia.

decoração de quarto alegre 2021

Em relação aos móveis e objetos de decoração, eles frequentemente contam alguma história. É comum os adeptos ao estilo boêmio de decoração viajarem pelo mundo e, a cada nova cultura com a qual têm contato, levar para casa uma lembrança para incorporar na decoração.

Estilo decoração boêmio 2021

Como resultado, para muitos, a decoração boêmia pode parecer demasiadamente exagerada e confusa, especialmente pela tendência de parecer propositalmente bagunçada.

Porém, um verdadeiro boêmio não se preocuparia com isso, não é?

Estilo “shabby chic

Se formos traduzir “shabby chic” ao pé da letra, o significado seria algo como “chique desgastado”. Esse é um estilo super recomendado para quem gosta de um toque vintage.

O estilo Shabby Chic é outro já relativamente velho, remetendo a meados dos anos 70. Ele consiste basicamente em misturar peças clássicas e sofisticadas com outras velhas e desgastadas.

Estilo decoração shabby chic 2021

Por essa razão, os móveis tendem a ter uma aparência envelhecida, embora nem sempre sejam realmente móveis velhos. O objetivo é remeter às raízes do design e do mobiliário francês.

Estilo decoração shabby chic 2021 Estilo decoração shabby chic 2021 Estilo decoração shabby chic 2021

Além disso, nesse estilo de decoração, há uma forte tendência pelo branco e tonalidades pastéis, embora qualquer cor possa ser utilizada. Quadros, espelhos e flores também são bastante comuns nesse estilo vintage de decoração.

Por tudo isso que vimos, podemos concluir que um cômodo no estilo shabby chic é, sem dúvidas, bastante convidativo e acolhedor.

Qual é o estilo de decoração 2021 que mais chamou sua atenção?

Comente